Encontre aqui!

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

#TREINO #HEALTH - Metabolismo

Fala time! Muitas vezes ouvimos falar sobre as fases do metabolismo durante os exercícios... Fase anabólica... Fase catabólica... Mas o que significa tudo isso? Hoje vamos simplificar tudo pra você!



O metabolismo, resumidamente, é um conjunto de processos físicos e químicos que ocorrem no nosso organismo, em geral para produzir energia. Ele é divido em duas fases:


CATABOLISMO

Fase temida pelos marombas. Porque? Porque basicamente é a quebra de uma substância complexa (tecido, molécula, etc) para obter outra substância simples, sendo chamada de fase de degradação, tendo por objetivo gerar energia. Essa fase libera substratos necessários para que ocorra o Anabolismo. Ou seja, é justamente a fase que queremos evitar na musculação, onde pode ocorrer a quebra de substâncias "musculares" para gerar energia, promovendo perda de massa muscular e desempenho.

No entanto, atenção: é nessa fase onde ocorre a queima da gordura.


ANABOLISMO

Essa nós adoramos! É a fase onde o organismo transforma uma substância simples em outra mais complexa que seja útil para o desenvolvimento e reparação, sendo chamada também de fase de síntese. Ela ocorre a partir da energia gerada no Catabolismo! O Anabolismo promove a síntese de aminoácidos, proteínas, lipídeos e muito mais. Por isso nós buscamos arduamente manter o anabolismo durante e após o exercício físico, para ter a hipertrofia.



Já vimos que as duas fases tem sua importância e uma depende da outra. Porém, quando o catabolismo supera a atividade anabólica o organismo perde massa, isso ocorre em períodos de jejum, doença ou temidamente após atividade física intensa, onde faltam substratos para a geração de energia e recuperação muscular, sendo utilizado a proteína muscular e outros substratos importantes para a hipertrofia. O catabolismo ocorre normalmente nas horas de sono (quando ocorre um jejum "fisiológico").

Obviamente, quando o anabolismo supera a atividade catabólica, o organismo ganha massa e por isso nos empenhamos tanto em manter o anabolismo justamente após a atividade física.

Durante a atividade física, nós temos como substratos para geração de energia os carboidratos e as gorduras, sendo que em atividades de alta intensidade são utilizados os carboidratos e em atividades de menor intensidade e tempo prolongado são utilizadas as gorduras.

"Durante um treino intenso, nosso corpo entra em estado catabólico e sem os nutrientes necessários ele se abastece dos aminoácidos presentes nos músculos, ou seja: você perde massa muscular. Para o corpo entrar em estado catabólico, ele precisa justamente desse “sinal” dado pela liberação dos BCAA dos músculos, interrompendo a síntese de proteínas musculares." - Leia mais: BCAAs

Enquanto que durante o catabolismo ocorre a perda de gordura, quanto mais massa muscular, mais a necessidade de substratos para o exercício, havendo maior queima de gordura como substrato! Ou seja, quanto maior a massa muscular, maior o consumo energético.

Curiosidade: Após os 30 anos de idade, ocorre uma redução de massa muscular progressiva fisiológica, por conta disso é importante manter uma rotina de atividades físicas para reduzir esse processo.



Tentei deixar tudo bem simples para vocês, pois realmente metabolismo rende muito assunto, envolvendo diversos processos celulares fisiológicos.

Confira também nossa categoria de Treino e Health.

Compartilhe conosco a sua opinião aqui nos comentários, no Google+ ou no Facebook! E não esqueça de curtir a nossa página!

Também estamos no SNAPCHAT: workaholicfit (acompanhe nossas dicas diariamente)
                                        INSTAGRAM @s2fitnessblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário