Encontre aqui!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

#RECEITA #HEALTH - Manteiga x Margarina x Creme Vegetal

Qual você acha que é a opção mais saudável? Vamos descobrir?


Acredite, tanto a Manteiga quanto a Margarina possuem quase a mesma quantidade de calorias e ambas são fontes de sódio.


MANTEIGA

A manteiga existe há séculos e sempre foi muito utilizada na culinária francesa, servindo para conferir e ressaltar sabores, alterar texturas e dar brilho aos alimentos.

É um produto 100% natural, tendo como principal ingrediente o leite (gordura do leite). Assim como na produção de queijo, é necessário grande quantidade de leite para sua produção, cerca de 21 litros para cada 1kg de manteiga.

A manteiga contém cerca de 80%  de gordura (cerca 8g de gorduras saturadas), 70% de ácidos graxos saturados, além de conter colesterol, vitamina A e ácido butírico (anti-inflamatório e regulador a microbiota intestinal, além de estimular o sistema imunológico).

Além de ser um produto que contém nutrientes naturalmente, ela ainda aumenta a absorção de muitos outros nutrientes presentes em outros alimentos.

Estudos recentes demonstraram não haver relação entre as gorduras e o colesterol presentes na manteiga e doenças cardíacas.



MARGARINA

A margarina existe somente há cerca de 100 anos e ganhou muito espaço por ser chamada de "opção saudável" em relação a manteiga. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam. A margarina nada mais é do que a hidrogenação de óleos vegetais, contendo ainda gorduras trans para aumentar o tempo de conservação e melhorar a textura, ou seja, contém gorduras trans e saturadas.

Possui um teor de gordura em torno de 85% e somente cerca de 3% de gordura do leite. Podem ainda ter adição de vitaminas A, B2, D e E. Ou seja, é um alimento processado com nutrientes adicionados (encontramos também em sua composição alto teor de ácidos graxos trans).

Agora vamos mandar a real: a margarina aumenta o colesterol ruim (LDL) e reduz o colesterol bom (HDL), reduz a resposta anti-inflamatório natural do organismo, deprime a resposta imunológica, reduz a reação a insulina, triplica o risco de doenças coronarianas, aumenta em 5 vezes o risco de cancro e ainda reduz a produção de leite materno em gestantes. Segundo um estudo americano, a margarina aumenta em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, quando comparada à manteiga consumida na mesma quantidade.

Alguns outros estudos americanos ainda relatam que as gorduras presentes na margarina podem dificultar a transmissão de impulsos nervosos, aumentando a incidência de depressão.

A quem diga ainda, que a diferença entre a margarina e o plástico é de apenas 1 molécula e que se você deixá-la aberta em um local sombreado nada acontecerá, não pousarão moscas, nem apodrecerá, pois como não tem valor nutritivo, nada cresce nela.

Hoje em dia alguns produtos não passam pela fase de hidrogenação, ou seja, contém menor quantidade de gorduras trans e ainda podem conter fitosteróis e fitostanóis, os quais podem reduzir os niveis de LDL.

Existem ainda versões que não contém gorduras trans, nestas passou-se a utilizar a gordura esterificada, no entanto, alguns estudos mais recentes sugerem que este tipo de gordura seja mais danosa ao sistema em relação as gorduras trans.


CREME VEGETAL

O creme vegetal, como o próprio nome sugere, é feito apenas com gorduras vegetais. Conhecido como a opção mais saudável, tem o teor de lipídeos menor quando comparado à maioria das margarinas (cerca de 42-68% menor), zero colesterol, baixo teor de gorduras saturadas e calorias, é rico em ômega 3 e 6, vitaminas A e E.



RESUMINDO

Basicamente: Evite alimentos hidrogenados!

Não basta ficar fissurado em quantas calorias um alimento fornece ou mesmo se tem altas doses de sódio (lembre-se que o sódio também é essencial e que a nossa necessidade diária é de cerca de 6g) ou gorduras (também são essenciais, mas na quantidade adequada), temos que pensar nos demais nutrientes que o alimento fornece e o que eles trazem de benefícios ao seu organismo. Além disso, não é de hoje que sabemos que alimentos naturais superam alimentos processados (nosso organismo consegue digerir e metabolizar mais facilmente alimentos naturais).


Então a dica é: leia rótulos!

De qualquer maneira, sendo manteiga, margarina ou creme vegetal, recomenda-se o consumo de 1 colher de sopa rasa por dia (cerca de 15g).

E fica a dica: não aqueça nenhum dos três (isso serve para o azeite também, mas semana que vem você terá mais detalhes sobre o azeite aqui no blog!), pois o aquecimento muda a estrutura, podendo gerar radicais livres e outros compostos tóxicos.



Como opções mais saudáveis, temos o azeite extra-virgem (fica ligado... semana que vem, semana que vem!), manteiga de azeite (você pode adicionar ervas como salsinha, orégano, manjericão e alecrim ao azeite e levar a geladeira até endurecer), óleo ou manteiga de coco.

Me conta o que você achou nos comentários, no Google+ ou no Facebook! E não esqueça de curtir a nossa página!

Também estamos no SNAPCHAT: workaholicfit (acompanhe nossas dicas diariamente)
                                        INSTAGRAM @s2fitnessblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário