Encontre aqui!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

#TREINO - Exercícios Livres x Aparelhos

Fala time! Hoje vamos entrar num debate bem antigo: o que é mais eficiente? Treinos livres ou treinos em aparelhos?


Vamos expor todos os pontos sobre as duas formas de treinar, assim você poderá tirar suas próprias conclusões.

Lembrando que não existe regra: algo que pode ser eficiente para uma pessoa, pode não ser para outra. E o treino equivale a 25% dos resultados, o restante depende da dieta, determinação e foco!


APARELHOS

Treinos em aparelhos são efetivos, porém eles permitem menor amplitude de movimento, uma vez que a pessoa fica em uma posição fixa. Outra coisa, ao utilizar aparelhos, nós desprezamos os músculos estabilizadores, reduzindo o grupo muscular trabalhado.

Mas como tudo tem seu lado bom, os aparelhos são fáceis de utilizar, reduzindo o risco de lesões (impede que o movimento seja feito de maneira errada), permitindo ainda que se utilizem cargas mais elevadas e ainda promovem um esforço muscular isolado (com algumas exceções, como o LegPress), maximizando os ganhos de um músculo específico, sendo muito recomendados em pessoas em recuperação de alguma lesão, onde em exercícios livres, poderia haver o recrutamento indireto da porção lesionada.

Os movimentos praticados não são movimentos naturais que poderiam ser úteis no dia-a-dia e apesar de impedir que se faça algo muito errado, um determinado aparelho pode ser adequado para uma certa estrutura óssea e inadequado para outra, uma vez que mantém todo indivíduo no mesmo movimento e posição e nem sempre conseguimos regular exatamente a máquina.


TREINO LIVRE

Como já dissemos, ao realizar o treino livre nós utilizamos todo o grupo muscular em foco e também os músculos estabilizadores, ou músculos secundários, mantendo as articulações seguras por evitar "desbalanços" musculares, permitindo maior esforço, maior queima de gordura e maior amplitude de movimento, claro, tudo isso depende no praticante.

Se você executar um exercício livre com pouca amplitude, você reduzirá a eficiência do exercício e consequentemente os resultados, ou seja, no treino livre, tudo depende de você.

Exercícios livres permitem movimentos funcionais e naturais, podendo adequar o movimento de acordo com a sua estrutura articular e ainda permitem que se treine maior grupo muscular com menos movimentos/exercícios, ou seja, promove maior crescimento muscular em um único exercício. Além disso você consegue fazer diversos exercícios utilizando os mesmos equipamentos e ainda fazer em qualquer lugar.

No início é necessário supervisão, uma vez que uma execução errada pode custar a sua saúde articular e ocasionar lesões.



RESUMINDO

Aparelhos são ótimos para iniciantes, mas também tem papel importante em treinos mais avançados para maximizar os ganhos de músculos mais isolados ou que estejam ficando para trás (máquinas são muito utilizadas por fisiculturistas).

Se você já pratica musculação há algum tempo, recomenda-se que a base do seu treino seja com exercícios livres (é necessário, força no core, postura e coordenação motora) e que se complemente-o com  as máquinas.


Deixe a gente saber se você prefere exercícios livres ou nos aparelhos! Compartilhe conosco a sua opinião aqui nos comentários, no Google+ ou no Facebook! E não esqueça de curtir a nossa página!

Também estamos no SNAPCHAT: workaholicfit (acompanhe nossas dicas diariamente)
                                INSTAGRAM @s2fitnessblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário