Encontre aqui!

terça-feira, 30 de agosto de 2016

#SUPLEMENTO – 5-HTP

Fala time! Hoje vamos conhecer o 5-HTP, que vem sendo chamado de pílula milagrosa ou pílula da felicidade. Vamos falar seus pontos positivos e também os possíveis efeitos colaterais.

Antes de mais nada, quero frisar que seu uso deve ser sob recomendação médica!


O QUE É E COMO FUNCIONA?

O 5-hidroxitriptofano é um fitoterápico obtido a partir das sementes de uma planta leguminosa africana, chamada Griffonia simplicifolia.


O 5-HTP é obtido no nosso organismo a partir da metabolização do Triptofano (aminoácido essencial, ou seja, deve ser obtido a partir da dieta – alimentos ricos em proteína, uma vez que nosso corpo não consegue produzi-lo) e posteriormente é convertido em serotonina, responsável pela sensação de bem estar e felicidade.

A serotonina é um neurotransmissor responsável por contribuir no controle do sono, apetite e humor. Algumas doenças como depressão, ansiedade, enxaquecas e esquizofrenia tem baixos níveis de serotonina.

O 5-HTP também é convertido em melatonina no nosso organismo, outro neurotransmissor envolvido no controle do sono.

A simples ingestão de triptofano não eleva os níveis de 5-HTP e por conta disso, normalmente é ingerido em forma de suplemento.

Para que sua conversão ocorra, são necessários outros nutrientes: vitamina B3, vitamina B6 e magnésio. Por conta disso, em alguns casos é recomendado a suplementação concomitante destes outros compostos.


BENEFÍCIOS

Existem poucos estudos relacionados a eficácia de seus resultados, doses e efeitos colaterais, no entanto são relatados como benefícios:

- Redução da ansiedade;
- Aumento na disposição;
- Redução da fome por elevar a saciedade por ingestão de alimentos;
- Controle do sono;
- Redução do Estresse;

Muito utilizado na perda de peso, justamente por ocasionar maior saciedade pós-refeições, reduzindo a ingestão de calorias.

Nos casos de insônia promove um sono de qualidade, por mais tempo e as pessoas dormem mais rapidamente.

Quanto aos casos de ansiedade não existem resultados conclusivos. Também foi utilizado em alguns casos de ataques de pânico e terror noturno, e em casos de depressão, uma vez que muitos medicamentos atuam elevando os níveis de serotonina.

Nos casos de fibromialgia (dor crônica e generalizada em músculos, tendões e ligamentos), nem todas as pessoas tem resultados.

Alguns estudos demonstraram bons resultados em quadros de dor de cabeça e enxaquecas.



EFEITOS COLATERAIS:

Considerado seguro por via oral, porém, é necessário cuidado e atenção em alguns casos. E mais uma vez: não utilize sem recomendação médica.

Como todo medicamento (se você tiver a curiosidade de olhar a bula) existem infinitos efeitos colaterais, citaremos os mais importantes:

Ocorreram alguns casos de Síndrome de Eosinofilia-Mialgia (sensibilidade muscular e alterações em células sanguíneas), onde acredita-se que estavam relacionados a contaminantes nos suplementos. Desde a década de 90 sem relatos de novos casos.

Podem ocorrer ainda: fadiga muscular, queimação, dor estomacal, náuseas, vômito, diarreia, distúrbios sexuais, sonolência, agitação, euforia, agressividade, ansiedade, etc. Com qualquer um destes sintomas a recomendação é suspensão imediata do uso e procure seu médico.

Ocorreram convulsões em portadores de Síndrome de Down em 15% dos casos.

Não é recomendado a grávidas, lactantes e crianças, bem como portadores de doenças hepáticas.

Como já dissemos anteriormente, alguns medicamentos (principalmente antidepressivos) atuam elevando os níveis de serotonina, ou seja, não é recomendado a suplementação de 5-HTP caso você utilize antidepressivos tricíclicos, medicamentos que interfiram nesse neurotransmissor, medicamentos que reduzam a pressão sanguínea, medicamentos para câncer, anticonvulsivantes, anti-inflamatórios, medicamentos contra o colesterol, medicamentos aplicados durante cirurgias, etc. O elevado nível de serotonina pode causar sonolência importante e piora do quadro da doença de base.

Pode haver ainda alergia: coceira, erupção cutânea, falta de ar, etc. Há riscos de piora de sintomas de esquizofrenia e convulsões, e pacientes com Parkinson devem usar com cautela.


COMO TOMAR:

Devido à falta de estudos, não existe ainda uma dose certa indicada, levando-se em conta a idade, sexo, estado de saúde, etc. Hoje em dia são encontrados alguns medicamentos prontos (doses por cápsula variam de 50-100mg aproximadamente), porém o seu médico poderá solicitar a manipulação na dosagem necessária.

Eis algumas sugestões de doses encontradas em estudos:
- Depressão: 150-300mg ao dia;
- Fibromialgia: 100mg três vezes ao dia durante 1 mês;
- Insônia: 200-400mg ao dia com efeitos após algumas semanas de uso;
- Perda de peso e enxaquecas: podem ser necessárias doses mais altas, chegando em 900mg ao dia;

Essas doses deverão ser fracionadas ao longo do dia para evitar sintomas estomacais.

- Para melhora do sono: 50-100mg 30 minutos antes de deitar;

Como já dissemos anteriormente, em alguns casos pode ser necessário a suplementação conjunta de Vitamina B3, Vitamina B6 e Magnésio.

Existem cápsulas de Liberação Progressiva e de Liberação Pontual – consulte seu médico.

Ao pesquisar na internet, encontrei diversas marcas e os preços variam entre R$50-100,00 aproximadamente.

Compartilhe conosco a sua opinião aqui nos comentários, no Google+ ou no Facebook! E não esqueça de curtir a nossa página!

Também estamos no SNAPCHAT: workaholicfit (acompanhe nossas dicas diariamente)

                                  INSTAGRAM @s2fitnessblog


Nenhum comentário:

Postar um comentário