Encontre aqui!

terça-feira, 28 de junho de 2016

#HEALTH #TREINO - Tipos Físicos

Fala galera! Hoje vamos abordar um tema bem curioso entre muitas pessoas. Mas quero tomar o devido cuidado de colocar na mente de vocês que nós não devemos nos rotular. Nós somos únicos e não existe regra absoluta para ninguém. Então independente do que eu diga aqui no post, você não precisa seguir ao pé da letra e de maneira alguma USAR SEU BIOTIPO PARA DESCULPAS!

Ou seja, não adianta colocar a culpa em ser endomorfo por não conseguir emagrecer, ou dizer que é um ectomorfo e por isso não consegue ganhar massa muscular. Os resultados dependem da sua força de vontade, da sua persistência e dedicação. Não é o biotipo que vai te atrapalhar. Se você não acredita, pesquise por ectomorfos/endomorfos que conseguiram resultados iguais ou melhores que os mesomorfos. Mais uma vez: se você é um ectomorfo que visa ganho muscular, não necessariamente você tem que comer como um ectomorfo, MAS SIM COMO QUALQUER PESSOA QUE VISA O GANHO MUSCULAR.

Então antes de mais nada, não deixe essa classificação afetar o seu psicológico. É só para curiosidade que eu trago esse assunto ao blog.

Bom, vamos lá:

Existe uma classificação (bem antiga) criada a partir dos estudos de um fisiologista americano chamado William Herbert Sheldon, o qual divide três tipos físicos: ectomorfos (magreza), endomorfos (adiposidade) e mesomorfos (muscularidade). Os estudos dele se basearam em traços da personalidade de acordo com o tipo físico, e nada tinha a ver com musculação ou alimentação.

Obviamente isso não é uma regra absoluta. Nós possuímos um pouco de cada, mas sempre com a predominância de um deles.


  
ECTOMORFO

Como você percebeu na introdução, os ectomorfos são as pessoas com menor percentual de gordura corporal (magros), geralmente altos, com ombros estreitos, peitoral reto, braços e pernas compridos e metabolismo acelerado. Normalmente

Não é porque você é um ectomorfo que você tem que treinar todos os dias da vida. O músculo cresce durante a recuperação e os ectomorfos tem uma certa dificuldade para ganho muscular. Eles tendem a ter mais resultados com treinos que utilizem exercícios compostos que recrutem um maior número de músculos e com mais dias de descanso durante a semana (é uma SUGESTÃO, hein).

Quanto à dieta, esse biotipo normalmente tem o metabolismo acelerado, com maior queima de gordura, então teoricamente, você pode fazer uma dieta hipercalórica.


ENDOMORFO

Os endomorfos costumam acumular gordura com mais facilidade e podem ter o metabolismo lento, ou seja, tem que ter maior cuidado com a dieta. Normalmente são pessoas mais baixas com braços e pernas curtos.

Com relação ao treino, quanto mais pesado você treinar, maior sua queima de gordura. Então dependendo do seu objetivo, você não necessariamente tem que morrer em exercícios aeróbicos (eu sinceramente recomendo exercícios HIIT – não conhece? FICA LIGADO NO BLOG). Claro que você não poderá deixar de fazer, pois eles aceleram o metabolismo (então vai te ajudar em muita coisa!). E quanto maior a massa muscular, maior a queima de gordura apenas para manter o tecido (é verdade o que dizem que pessoas fortes queimam mais gordura, pela simples presença do músculo).

Bom, acho que já ficou claro que os endomorfos não podem descuidar da alimentação. Você tem que descobrir sua necessidade calórica e se empenhar e não deixar influenciar por quem esta a sua volta. Tem que acostumar com a alimentação correta.


MESOMORFO

O biotipo considerado mais sortudo: são os naturalmente atléticos, possuem menor percentual de gordura, maior índice de massa muscular, ombros e peitoral largos.

Basicamente você pode fazer qualquer tipo de treino, sem medo de utilizar técnicas mais avançadas. Mas atenção: um treino elaborado de qualquer forma ou executado excessivamente, ou uma dieta incorreta, pode colocar tudo abaixo. Então mesmo podendo desencanar um pouco em relação à ingestão de gordura, pois o corpo consegue distribuir melhor os nutrientes, não pode simplesmente comer tudo e qualquer coisa.

Conclusão:
Não confunda uma vida de hábitos alimentares errados com ser um endomorfo (gordura)!

Vou reforçar: Você não tem que comer ou treinar de acordo com o seu tipo físico, MAS SIM DE ACORDO COM O SEU OBJETIVO.

Compartilhe conosco a sua opinião aqui nos comentários, no Google+ ou no Facebook! E não esqueça de curtir a nossa página!

Também estamos no SNAPCHAT: workaholicfit (acompanhe nossas dicas diariamente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário