Fala time! Hoje vamos conhecer melhor a Coenzima Q10 que fez, e ainda faz, muito sucesso... Prometendo retardar o envelhecimento e muito mais, estando presente em cremes cosméticos e ainda na forma de suplementos!
O QUE É?
A Coenzima Q10, também chamada de Ubiquinona, é uma molécula (benzoquinona) produzida pelo nosso organismo, sendo encontrada em maior concentração do cérebro, coração, rins, fígado e músculos, e tem um papel muito importante no metabolismo celular. Também é encontrada em alguns alimentos (alimentos ricos em ômega 3 também contém Coenzima Q10), como frango, carne bovina, suína, peixes (cavala e sardinha), nozes, soja, brócolis, espinafre, pistache, gergelim, milhos, algodão e feijão azuki.
BENEFÍCIOS:
Tem a capacidade de aumentar a performance esportiva (promove vasodilatação e aumenta energia, ao melhorar o transporte de oxigênio e nutrientes para o músculo), regula o crescimento e diferenciação celular, aumenta a disponibilidade de óxido nítrico (vasodilatação), é um anti-inflamatório, antioxidante, melhora a fertilidade, redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), reduz a flacidez e as rugas, e ainda auxilia no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares.
Quando associada à uma boa alimentação e rotina de exercícios físicos, tem ainda a capacidade de aumentar a queima de gordura pelo organismo.
Alguns estudos sugerem ainda que ela seja benéfica em portadores de HIV.
Alguns estudos sugerem ainda que ela seja benéfica em portadores de HIV.
SUPLEMENTAÇÃO:
Após os 30-40 anos nossa produção de Coenzima Q10 é reduzida, além de fatores genéticos ou em casos de doença cardiovasculares e em paciente que tomem Estatina (controle de colesterol - reduz a síntese de Coenzima Q10), onde pode haver a deficiência dessa vitamina. Nos casos de deficiência grave, podem ocorrer fraqueza muscular, envelhecimento precoce, estresse oxidativo, retardo mental, escoliose, convulsões, entre outros sintomas mais graves. SEMPRE CONSULTE SEU MÉDICO.
A Coenzima obtida pela alimentação pode não ser suficiente para suprir a necessidade do organismo, devido sua baixa absorção (cerca de somente 10% é absorvida).
Efeitos colaterais não foram relatados. Não é indicado para pessoas sensíveis à ela, gestantes (não se conhece seu efeito sobre o leite) e pessoas hipoglicêmicas (reduz a quantidade de glicose no sangue).
O excesso pode ocasionar intoxicação hepática, redução da pressão arterial, alteração do sono, perda de apetite, enjoo, dor de cabeça e até pequenas feridas na pele.
A dose pode variar de 10-200mg por dia, dependendo da necessidade, por isso é importante consultar um médico. Já o valor, pode-se encontrar Coenzima Q10 em cápsulas, entre R$ 50-200,00, ou ainda associações com Ômega 3.

USO TÓPICO:
Sua ação na pele ocorre nas camadas mais profundas, aumentando a maciez e elasticidade, principalmente quando há falta de colágeno (tem melhor efeito quando comparado ao colágeno em cápsulas). Já os cremes podem ser encontrados entre R$ 40-100,00, dependendo da marca do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário